1 - Antes de poder assinar os documentos com a Chave Móvel Digital terá de instalar primeiro a aplicação Autenticação.gov, tanto no computador, como smartphones (iOS, Android e Huawei).
2 – Abra a aplicação e escolha a opção assinatura.
3 – Certifique-se que os documentos que pretende assinar estejam em formato PDF. Se o documento estiver em doc, por exemplo, abra o Word e faça “Gravar como” e escolha no formato de texto PDF. O mesmo se aplica a outros ficheiros, como no Excel.
4 – Ao escolher Assinatura na aplicação (neste caso no PC) vai ter à bandeja dos documentos. Bastará arrastar o documento PDF que deseja assinar para área designada no lado direito.
5 – Se reparar, vai ter uma pré-visualização do documento e o pequeno selo com moldura azul que é exatamente a assinatura que necessita. Esta vai ter a data, hora, nome completo e número do Cartão do Cidadão, além do logotipo da aplicação. Pode colocar esse selo no local onde tem de assinar o documento. O documento pode ter várias páginas.
6 – Ao clicar no botão “Assinar com Chave Móvel Digital” vai ser pedido para escolher o local onde pretende gravar o documento assinado.
7 – Depois de guardar o documento terá de se autenticar no Autenticação.gov, inserindo o número de telefone e o PIN associado à Chave Móvel Digital. Carregue em confirmar
8 – Vai receber no telemóvel uma senha de autenticação. Terá de a escrever de seguida nos próximos 5 minutos. Depois de inserir a senha, o sistema vai comunicar com os servidores do Estado, demorando um breve instante. Se tudo correr bem vai receber uma mensagem para abrir o documento.
9 - Poderá abrir o documento assinado e verificar a assinatura digital. A assinatura é válida por lei em qualquer situação.
Sem comentários:
Enviar um comentário