quarta-feira, 30 de agosto de 2023

“As crianças precisam de uma educação humana”


 “O ecrã não contribui para o bom desenvolvimento das crianças pequenas. Muito pelo contrário. Os neuromitos, alimentados pelas empresas que comercializam produtos dirigidos a um público infantil, afastaram‐nos da realidade da aprendizagem das crianças”. Palavras de Catherine L’Ecuyer, especialista em Educação e Psicologia e autora do livro “Educar na Realidade”, do qual publicamos o excerto “Ecrãs na primeira infância”.  
(...)
Para um bom desenvolvimento das suas personalidades, nos seus primeiros anos as crianças pequenas precisam de relações interpessoais com o seu principal cuidador. O tempo passado no mundo virtual é tempo que se retira a essas experiências humanas. O ecrã converte‐se, por isso mesmo, num obstáculo à criação do laço da vinculação. A questão do uso das NT por parte das crianças não se pode reduzir a um “é bom?” ou “é mau?”. Temos de compreender que, quando uma criança está diante de um ecrã, está a deixar de fazer uma série de atividades, algumas das quais podem ser necessárias para o seu bom desenvolvimento e podem oferecer‐lhe mais como pessoa. Não se pode reduzir a questão tecnológica a “não causar demasiado prejuízo”. Temos de nos questionar sobre se a criança sai a ganhar com essa troca.
(...)
Portanto, o ecrã não contribui para o bom desenvolvimento das crianças pequenas. Muito pelo contrário. Os neuromitos, alimentados pelas empresas que comercializam produtos dirigidos a um público infantil, afastaram‐nos da realidade da aprendizagem das crianças.

Sem comentários: