segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Histórias da Montanha

Cinco histórias, cinco retratos de vidas humildes em Portugal nos anos 40. Uma adaptação de contos icónicos de Miguel Torga. Um olhar íntimo sobre uma comunidade rural nos anos 40. Cada capítulo tem o seu próprio protagonista, cuja existência é intocada pela modernidade ou mundo exterior. Cinco retratos de vidas humildes e com uma enorme resistência ao sofrimento - e uma capacidade para a violência que, por vezes, se revela impossível de reprimir.
“A Maria Lionça”, “O Leproso”, “O Alma Grande”, “A Paga” e “Mariana” são cinco histórias baseadas nas obras “Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha” de um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX, Miguel Torga. Um olhar íntimo sobre uma comunidade rural nos anos 40 em Portugal.

Alegria da aldeia na sua infância, a desgraça transforma Maria Lionça num exemplo vivo de resistência ao sofrimento. O marido emigra para o Brasil, abandonando-a com uma criança nos braços, e só voltará, gasto e pobre, para morrer. O filho seguirá as pisadas do Pai. A dignidade de Maria Lionça perante a tragédia será um exemplo para aqueles que a rodeiam.


Aos primeiros sintomas visíveis de lepra, Julião é cruelmente segregado por todos os que temem o contágio. Quanto mais a doença progride, maior é a sua vontade de viver. Mas não há cura possível. A sede de vingança começa a invadir-lhe a alma, lançando o pânico na aldeia.

Numa família de cristãos-novos que professam clandestinamente o judaísmo, o Tio Alma Grande exerce uma mórbida função: garantir que a morte abafe os moribundos antes que a uma última confissão perante um padre católico coloque em perigo o segredo. Desta vez, porém, as mãos do Alma Grande não conseguem cumprir o seu desígnio; e Isaac, regressado à vida, deixa-se invadir por um insaciável sentimento de vingança que irá contaminar a sua família.





 

Sem comentários: