quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Dificuldades na aprendizagem da leitura


Não há registo de algum estudo em Portugal que tenha procurado perceber se a maneira como os professores ensinam as crianças a ler na escola tem mudado. Pelo contrário, o que realmente mudou – e muito – foi o conhecimento científico sobre como se aprende a ler.
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Existem três condições que têm de ocorrer em simultâneo para que as crianças aprendam a ler no sistema alfabético. Explicações retiradas do depoimento de Ana Paula Vale coordenadora científica e fundadora da Unidade de Dislexia da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

“A primeira condição é que a criança compreenda a mecânica do funcionamento do sistema alfabético. Isto é compreenda o princípio alfabético que é a ideia de que a cada fonema corresponde um grafema.

A segunda condição é que a criança aprenda a decodificar e a codificar. Ou seja, aprenda a estabelecer associações de fonemas e letras, aprenda que uma certa letra tem um certo som e vice-versa. Aprender a decodificar envolve a aprendizagem de dois componentes essenciais: a consciência fonética e a aprendizagem das letras e dos sons das letras.

A terceira condição é que as crianças aprendam a decodificar de tal maneira com exatidão e prontidão que este processo se torne automático. E que passado algum tempo do início da aprendizagem, aproximadamente um ano, as crianças sejam capazes de ler muitas palavras de forma automática."

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