terça-feira, 27 de agosto de 2024

A Criada está a Ver

Li e gostei ...


A Sra. Lowell transborda simpatia ao acenar-me através da cerca que separa as nossas casas. «Devem ser os nossos novos vizinhos!» Agarro na mão da minha filha e sorrio de volta. No entanto, assim que vê o meu marido, uma expressão estranha atravessa-lhe o rosto.

Eu costumava limpar a casa de outras pessoas. Nem posso acreditar que esta casa é realmente minha... Apesar de ter ficado de pé atrás com a Suzette Lowell, quando ela nos convida para jantar em sua casa, decido que é uma boa oportunidade para fazer amizade. Mas o olhar frio da empregada, quando nos abre a porta… dá-me calafrios.

E a empregada dos Lowell não é a coisa mais estranha desta rua. Sinto uma figura sombria a observar-nos frequentemente, e o meu marido começa a sair de casa tarde, a meio da noite. Além disso, a mulher que vive do outro lado da rua cruza-se comigo, e as suas palavras arrepiam-me até aos ossos:
«Tenham cuidado com os vossos vizinhos.»

Eu e o meu marido poupámos durante anos para dar aos nossos filhos a vida que merecem. Pensei que o passado tinha ficado para trás… será que cometemos um erro ao mudarmo-nos para aqui?


 

sábado, 24 de agosto de 2024

O Pio dos Mochos


Um jovem operário junta-se à luta sindical. Preso ao passado, luta pela liberdade de todos. Um filme inspirado no livro "Contos Vermelhos" de Soeiro Pereira Gomes.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Nunca Mintas

Li e gostei...


Tricia e Ethan, recém-casados, estão à procura da casa dos seus sonhos.
Quando visitam a remota mansão que pertenceu à Dra. Adrienne Hale, uma psiquiatra de renome que desapareceu misteriosamente sem deixar rasto quatro anos antes, uma violenta tempestade de inverno prende-os na propriedade… sem qualquer hipótese de sair de lá até que o nevão termine.

À procura de um livro que a mantenha entretida enquanto ali está, Tricia depara com uma sala secreta - um lugar repleto de cassetes com as transcrições das consultas de todos os pacientes da Dra. Hale. Decide escutá-las e, à medida que avança nas cassetes, começa a desvendar a aterradora cadeia de acontecimentos que levou ao desaparecimento da Dra. Hale.

Tricia ouve as cassetes até altas horas da noite e vai encaixando as peças naquele que se revela um puzzle chocante, desenvencilhando lentamente o emaranhado de mentiras da Dra. Hale.

E é então que chega à última transcrição. À cassete que revela toda a horrível verdade.


 

sábado, 17 de agosto de 2024

A Sombra do Vento

Li e gostei...


Num amanhecer de 1945, um rapaz é levado pelo pai a um misterioso lugar escondido no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Ali, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e que o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura da cidade.

A Sombra do Vento é um mistério literário que tem como cenário a Barcelona da primeira metade do século, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Uma narrativa poderosa, que combina intriga, romance histórico, comédia de costumes, e que é acima de tudo uma trágica história de amor cujo eco se projeta através do tempo. O autor entrelaça tramas e enigmas numa história inesquecível sobre os segredos do coração e do feitiço dos livros, mantendo o suspense até à última página.

Todo o mistério e emoções do universo literário de O Cemitério dos Livros Esquecidos.


 

Recuperação Integral do Tempo de Serviço 2024


sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Misericórdia

 Li e gostei...


Misericórdia é um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos. Como a autora consegue que ele seja ao mesmo tempo brutal e esperançoso, irónico e amável, misto de choro e riso, é uma verdadeira proeza.

Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo - o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana.

Isso acontece porque o milagre da literatura está presente. Nos tempos que correm, depois do enfrentamento global de provas tão decisivas para a Humanidade, esperávamos por um livro assim. Lídia Jorge escreveu-o.