terça-feira, 24 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Bibliotecas 2.0
Documento que serviu de orientação a apresentação do tema "Bibliotecas 2.0" na EBI Arnoso Santa Maria no dia 13/04/2012 no âmbito do Fórum Local de Educação.
Agradeço o convite, que me foi feito pela direção da escola, para falar de um tema que me é, particularmente, querido.
terça-feira, 20 de março de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Aluno mais velho conclui o 9.º ano
Numa altura em que ouvimos, constantemente, da boca dos nossos alunos que estudar é uma seca. Este aluno mais velho responde da seguinte forma:
"Voltei a estudar porque quero sempre saber mais", disse ontem ao CM João Vieira, de 91 anos, minutos antes de receber o certificado de conclusão do 9º ano no Centro de Novas Oportunidades de Salvaterra de Magos. Tinha apenas a 3ª classe, concluída aos 34 anos, quando já era feitor de uma herdade no Montijo, e regressou à escola incentivado por um neto.
"Voltei a estudar porque quero sempre saber mais", disse ontem ao CM João Vieira, de 91 anos, minutos antes de receber o certificado de conclusão do 9º ano no Centro de Novas Oportunidades de Salvaterra de Magos. Tinha apenas a 3ª classe, concluída aos 34 anos, quando já era feitor de uma herdade no Montijo, e regressou à escola incentivado por um neto.
- Vale a pena pensar nesta mudança...
sábado, 18 de fevereiro de 2012
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Até aos oito, só vale elogiar
Vale a pena refletir...
- Até aos oito anos de idade, o cérebro das crianças só reage aos elogios. A conclusão é de investigadores da Universidade de Leiden, na Holanda, e baseou-se na análise de ressonâncias magnéticas feitas para o efeito. Até por volta dos 8 anos, os elogios - por exemplo sobre o resultado de um teste na escola - ativam certas zonas do cérebro; pelo contrário, não há qualquer reação nas mesmas áreas quando as crianças são repreendidas.
Fonte: Expresso - Revista 11/Fev/12
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Ensinar e aprender
O Mestre na Cadeira diz para todos; mas não ensina a todos. Diz para todos porque todos ouvem;mas não ensina a todos, porque uns aprendem e outros não. E qual é a razão desta diversidade se o Mestre é o mesmo e a doutrina a mesma? Porque para aprender não basta só ouvir por fora,é necessário entender por dentro. Se a luz de dentro é muita, aprende-se muito; se pouca, pouca; se nenhuma nada.
aomestre.gif
- António Vieira, Sermões
- Via Terrear
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
O melhor de Portugal
Um filme promocional mostra muito do melhor de Portugal. Um país de grandes contrastes e paisagens irresistíveis. Um Portugal simples e bonito, aqui com embalagem de luxo para turista consumir.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Encontrados inéditos de Fernando Pessoa
Quarenta e três textos inéditos de Fernando Pessoa sobre sebastianismo e o Quinto Império foram encontrados na sua famosa arca pelos investigadores Pedro Sepúlveda e Jorge Uribe e publicados com outros 58 já conhecidos sobre o mesmo tema.
O resultado estará a partir de quinta-feira nas livrarias portuguesas, numa edição da Ática, chancela da Babel, sob o título “Sebastianismo e Quinto Império”, mais um volume da Nova Série de Obras de Fernando Pessoa, coordenada pelo pessoano colombiano Jerónimo Pizarro.
“[Em D. Sebastião], Pessoa encontra uma figura para falar de Portugal de uma maneira que, ao mesmo tempo, o aproxime a uma tradição popular, que é o que lhe interessa, mas também faça um certo afastamento de outros autores”, disse à Lusa o investigador colombiano Jorge Uribe.
“Acho que um dos principais interesses de Pessoa pela figura de D. Sebastião tem que ver com uma maneira de fazer frente a Camões: D. Sebastião é uma personagem de ‘Os Lusíadas’, de Camões, todo o poema épico é dedicado a D. Sebastião, mas o D. Sebastião que está por vir depois de ‘Os Lusíadas’ é uma oportunidade para Pessoa se defrontar com aquele que era o seu precursor literário mais importante”, defendeu. pr%C3%A9mio+pessoa.jpg
Ler mais
O resultado estará a partir de quinta-feira nas livrarias portuguesas, numa edição da Ática, chancela da Babel, sob o título “Sebastianismo e Quinto Império”, mais um volume da Nova Série de Obras de Fernando Pessoa, coordenada pelo pessoano colombiano Jerónimo Pizarro.
“[Em D. Sebastião], Pessoa encontra uma figura para falar de Portugal de uma maneira que, ao mesmo tempo, o aproxime a uma tradição popular, que é o que lhe interessa, mas também faça um certo afastamento de outros autores”, disse à Lusa o investigador colombiano Jorge Uribe.
“Acho que um dos principais interesses de Pessoa pela figura de D. Sebastião tem que ver com uma maneira de fazer frente a Camões: D. Sebastião é uma personagem de ‘Os Lusíadas’, de Camões, todo o poema épico é dedicado a D. Sebastião, mas o D. Sebastião que está por vir depois de ‘Os Lusíadas’ é uma oportunidade para Pessoa se defrontar com aquele que era o seu precursor literário mais importante”, defendeu. pr%C3%A9mio+pessoa.jpg
Ler mais
sábado, 21 de janeiro de 2012
Escolas com mais funcionários
Os ministérios da Educação e das Finanças vão rever o rácio do número de alunos por funcionário de modo a adaptá-lo às "novas construções escolares".
escolas.JPG
josecarlospereira.blogspot.com
Actualmente, o rácio é de um funcionário por 48 alunos no 1.º ciclo e de um para 100 no 2.º e 3.º ciclo. O PÚBLICO tentou saber junto do ministério se o objectivo é aumentar o número de funcionários, mas não obteve respostas. As novas construções escolares, nomeadamente no 1.º ciclo, são maiores e destinam-se a mais alunos. O ministério também se comprometeu a facilitar os procedimentos de contratação de pessoal não-docente.
Fonte: Público
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Regressou à escola porque gosta de aprender?
Aos 97 anos, Vitalina de Almeida é provavelmente a aluna mais velha em Portugal. Frequenta há três anos a Universidade Sénior de Grândola (USG) e este ano decidiu acabar o 6º ano de escolaridade, através do programa Novas Oportunidades, na escola secundária local.
O que leva uma senhora de 97 anos regressar à escola?
"Só fiz a 4ª classe e como gosto muito de aprender, decidi voltar à escola", contou a nonagenária.
Esta é uma frase digna de figurar na entrada das salas de aula das nossas escolas.
Ex-costureira, natural de Sines, Vitalina abandonou os estudos há 85 anos, mas manteve sempre vivo o sonho de voltar a estudar. Com a ajuda dos responsáveis da USG, decidiu inscrever-se nas Novas Oportunidades e diz estar preparada para o desafio. "É capaz de ser difícil, mas já comecei a escrever a história da minha vida", adiantou a idosa, que entre os estudos frequenta aulas de informática, gerontomotricidade, amadurecer com saúde e cultura geral.
Fonte: Correio da Manhã
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Novo Estatuto do Aluno em Março
O novo estatuto do aluno deverá estar concluído e pronto para ser discutido em Março, segundo João Casanova de Almeida, secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.
Questões como:
- assiduidade;
- pontualidade dos alunos,
- a responsabilização da família pela indisciplina dos filhos.
... serão alvo de alterações profundas no documento a ser apresentado.
“O diploma está ser trabalhado e na primeira quinzena de Março vamos ter algo de concreto para apresentar”, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Estado, numa visita à Confederação Nacional das Associações de Família, na qual também participou Pedro Mota Soares.
Fonte: Correio da Manhã
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Medidas a implementar na educação em 2012
A reforma curricular do básico será a medida que mais polémica vai provocar entre ministro e professores. Medidas a implementar em 2012:
- entra em vigor um novo sistema de avaliação de desempenho docente, que foi alvo de discussão com os sindicatos, e que já foi aprovado em Conselho de Ministros;
- vai ser conhecido o resultado da auditoria à Parque Escolar que vai ditar a viabilidade da empresa;
- é conhecida a avaliação do Programa Novas Oportunidades em curso pela Agência Nacional de Qualificação;
- A partir de Setembro há exames no final de cada ciclo de estudos (4º, 6º e 9º anos) para os alunos que até ao início do Verão vão ter um novo Estatuto. Além disso;
- regulamentar a reforma curricular do básico e secundário - que está em discussão pública até ao final deste mês - durante o primeiro trimestre;
- em Setembro, os estudantes vão ter mais horas de História, Geografia, Matemática e Português, o Inglês vai passar a ser disciplina obrigatória até ao 9º ano;
- deixam de existir as disciplinas de Estudo Acompanhado, de Formação Cívica e a de EVT passa a ser dividida entre Educação Visual e Educação Tecnológica com um programa próprio.

Fonte: Económico
domingo, 18 de dezembro de 2011
Acordo ortográfico em lume brando
"Nem grande entusiasmo, nem grande rejeição. É este o balanço possível no final do 1.º período do ano lectivo em que se introduziu nas escolas portuguesas o Acordo Ortográfico (AO). Ainda há dúvidas sobre certas regras, mas ninguém se queixa de falta de material de apoio.
Alguns professores continuam a não concordar com a nova grafia – mas, afinal, quem é que quer ser acusado de estar a prejudicar os alunos que, mais cedo ou mais tarde, serão penalizados se escreverem com a “grafia antiga”?
Quando foi anunciado que nos exames externos deste ano o não cumprimento do AO não seria ainda penalizado, os docentes (e provavelmente também os alunos) respiraram de alívio, por sentirem que tinham ganho algum tempo, conta Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português (APP). “Neste momento, parece-me que cada escola faz o que quer. Uns professores dizem que penalizam os erros, outros só começam a fazê-lo quando isso for feito nas provas de avaliação externa [em 2013/14 para o básico e em 2014/15 para o secundário]”.
Ler mais:

Quando foi anunciado que nos exames externos deste ano o não cumprimento do AO não seria ainda penalizado, os docentes (e provavelmente também os alunos) respiraram de alívio, por sentirem que tinham ganho algum tempo, conta Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português (APP). “Neste momento, parece-me que cada escola faz o que quer. Uns professores dizem que penalizam os erros, outros só começam a fazê-lo quando isso for feito nas provas de avaliação externa [em 2013/14 para o básico e em 2014/15 para o secundário]”.
Ler mais:
Subscrever:
Mensagens (Atom)