domingo, 5 de junho de 2011

Acabou o ciclo socrático - Ainda bem....

Este ex-primeiro ministro tratou mal os professores, ao longo dos anos que esteve no poder. Não quis compreender, não quis ouvir e o resultado é este.... Grande Derrota (só teve o que mereceu). Hoje os professores voltam a respirar esperança, confiança e motivação no seu trabalho.
Ainda bem que decidiu afastar-se.
Boa viagem...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um Livro a ler...

"Estamos bloqueados:

porque os professores, que deviam estar focadas no ensino e nas aprendizagens de todos os alunos, em torno das equipas docentes que leccionam cada turma, são permanentemente desviados para processos e tarefas que são construídos e tornados obrigatórios por parte de quem não conhece o processo de ensino e aprendizagem, o seu propósito, os seus intervenientes e os seus imprescindíveis passos;
(...)
porque existe um clima de irresponsabilidade incutido pela acção omnipresente, omnisciente, hiperregulamentadora e uniformizante do Estado português na educação, ela mesma geradora de um "faz-de-conta" que tudo impregna e de uma des-crença de que somos capazes, professores e alunos, com o apoio de toda a comunidade, de melhorar a educação sem ser pela acção salvífica do mesmo Estado cada vez mais omnipresente, unifor¬mizante, centralizador, cada vez mais perfeito e eficaz".


Joaquim Azevedo (2011). Liberdade e Política Pública de Educação - Ensaio sobre um novo compromisso social pela educação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão

Nota: Um livro a ler com muita atenção.

sábado, 14 de maio de 2011

Sócrates quer sancionar...

"Falando perante centenas de pessoas que enchiam o pavilhão da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, o líder do PS avisou os adversários que “é muito fácil criar uma crise política e ter eleições, mas uma coisa diferente é ganhá-las”.


O PS está aqui para ter uma vitória eleitoral e para sancionar quem prejudicou o país”, acentuou".

Público online - 14/05/2011

Comentário:

Sem comentários... o homem começa a revelar-se...

sábado, 30 de abril de 2011

A avaliação de professores e o engano

"A decisão do Tribunal Constitucional, que se pronunciou pela inconstitucionalidade do decreto aprovado pela Assembleia da República que suspendia a avaliação de desempenho dos docentes, foi esta tarde saudada pela ministra da Educação como uma “vitória do sistema educativo” contra “a irresponsabilidade e oportunismo da oposição”.

Público online 30/04/2011





Comentário:



A ministra da educação e alguns com visão curta ainda não reflectiram na cegueira que reina num partido que se chama PS:





  • esta questão é, na verdade, uma guerra do Srº Pinto de Sousa e daqueles que o rodeiam contra os professores;





  • é uma pequena vitória, pois esta avaliação não tem pernas para andar e morrerá, definitivamente, em Junho;





  • a mensagem que se quer passar é que: os professores estão de acordo com a continuação desta avaliação... Puro engano e se querem enganar os outros estão a enganar-se a eles próprios e "o mais cego é aquele que não quer ver";





  • é pena que a escritora Isabel Alçada seja enganada pela ministra da educação Isabel Alçada.



Finalmente, há um ditado popular que diz: "quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita" - acredito neste ditado e acredito no fim desta maldita avaliação de professores.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como ensinar os alunos que não querem aprender

El cambio de actitud de los alumnos QNQ (Que não Querem) requiere una actitud del pro­fesor que no en todos los casos se da. Cada profesor asume su función de un modo peculiar y diferenciado respecto a sus companíeros, en virtud de una serie de factores personales y profesionales: percibe la situación desde una perspectiva personal e intransferible, y a partir de dicha percepción, cons­truye un escenario y asume un determinado papel. El modo de asumir la función docente de cada profesor depende de una serie de varíables: Personal (cómo es). Pedagógica (cómo ensefía). Profesional (cómo trabaja). Teórica (lo que sabe). Cognitiva (lo que piensa). Laboral (cómo progresa). Social (cómo se relaciona).

terça-feira, 8 de março de 2011

Professor demitido por contestar modelo de avaliação

Um professor foi demitido do cargo de coordenador da Equipa de Apoio às Escolas por ter contestado a avaliação dos docentes, um assunto que o ministério considera ser da exclusiva responsabilidade da Direcção Regional de Educação do Centro.

Alguns jornais tornaram hoje pública a decisão da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de afastar o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, Ernesto Paiva, depois de o professor ter assinado um documento, que circulava na sua escola, contra o modelo de avaliação de desempenho.

Para o Ministério da Educação, quem ocupa cargos como o de coordenador da equipa de apoio às escolas está obrigado ao "dever de lealdade" uma vez que cabe a estes responsáveis a tarefa de "acompanhar as escolas na implementação das medidas de politica educativa".