sábado, 30 de abril de 2011

A avaliação de professores e o engano

"A decisão do Tribunal Constitucional, que se pronunciou pela inconstitucionalidade do decreto aprovado pela Assembleia da República que suspendia a avaliação de desempenho dos docentes, foi esta tarde saudada pela ministra da Educação como uma “vitória do sistema educativo” contra “a irresponsabilidade e oportunismo da oposição”.

Público online 30/04/2011





Comentário:



A ministra da educação e alguns com visão curta ainda não reflectiram na cegueira que reina num partido que se chama PS:





  • esta questão é, na verdade, uma guerra do Srº Pinto de Sousa e daqueles que o rodeiam contra os professores;





  • é uma pequena vitória, pois esta avaliação não tem pernas para andar e morrerá, definitivamente, em Junho;





  • a mensagem que se quer passar é que: os professores estão de acordo com a continuação desta avaliação... Puro engano e se querem enganar os outros estão a enganar-se a eles próprios e "o mais cego é aquele que não quer ver";





  • é pena que a escritora Isabel Alçada seja enganada pela ministra da educação Isabel Alçada.



Finalmente, há um ditado popular que diz: "quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita" - acredito neste ditado e acredito no fim desta maldita avaliação de professores.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como ensinar os alunos que não querem aprender

El cambio de actitud de los alumnos QNQ (Que não Querem) requiere una actitud del pro­fesor que no en todos los casos se da. Cada profesor asume su función de un modo peculiar y diferenciado respecto a sus companíeros, en virtud de una serie de factores personales y profesionales: percibe la situación desde una perspectiva personal e intransferible, y a partir de dicha percepción, cons­truye un escenario y asume un determinado papel. El modo de asumir la función docente de cada profesor depende de una serie de varíables: Personal (cómo es). Pedagógica (cómo ensefía). Profesional (cómo trabaja). Teórica (lo que sabe). Cognitiva (lo que piensa). Laboral (cómo progresa). Social (cómo se relaciona).

terça-feira, 8 de março de 2011

Professor demitido por contestar modelo de avaliação

Um professor foi demitido do cargo de coordenador da Equipa de Apoio às Escolas por ter contestado a avaliação dos docentes, um assunto que o ministério considera ser da exclusiva responsabilidade da Direcção Regional de Educação do Centro.

Alguns jornais tornaram hoje pública a decisão da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de afastar o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, Ernesto Paiva, depois de o professor ter assinado um documento, que circulava na sua escola, contra o modelo de avaliação de desempenho.

Para o Ministério da Educação, quem ocupa cargos como o de coordenador da equipa de apoio às escolas está obrigado ao "dever de lealdade" uma vez que cabe a estes responsáveis a tarefa de "acompanhar as escolas na implementação das medidas de politica educativa".


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dirigentes de escolas públicas nacionais repudiaram o modelo de avaliação

Dirigentes de escolas públicas nacionais repudiaram hoje o novo código de contratos públicos e o modelo de avaliação de professores em vigor, considerando tratarem-se de temáticas que prejudicam a qualidade de ensino.
(...)

Quanto ao modelo de avaliação em vigor, as críticas foram também pesadas, considerando-o «lesivo para a qualidade da escola, prejudicial para contribuir para um ambiente tranquilo» e nefasto por «criar profundas divergências entre professores da mesma escola».




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Douro no Caminho da Literatura

Ser Professor

O Estado democrático soçobraria sem a escola. O novo milénio atribui aos professores funções e competências indispensáveis ao desenvolvimento da sociedade do conhecimento.

O futuro tem que ser construído com os professores e as suas organizações. Nunca contra ou apesar deles.
Ser professor é a mais nobre dádiva à humanidade e o maior contributo para o progresso dos povos e das nações. E, como ninguém nasce professor, é necessário aprender-se a ser. Leva muitos anos de estudo, trabalho, sacrifício, altruísmo e até dor(...)
Se não for possível colocar um fim rápido a estas políticas de agressão profissional, oxalá uma década seja suficiente para repor toda uma classe nos trilhos do envolvimento, do empenhamento e do ânimo, que pressagiem o regresso ao bem-estar e à busca do desenvolvimento pessoal.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bullying criminalizado

O secretário de Estado Adjunto e da Educação afirmou, em Coimbra, que a proposta de lei do Governo de criminalização da violência escolar se aplica apenas a maiores de 16 anos e a situações de "grande violência".

A proposta de lei, aprovada na semana passada na Assembleia da República, "é apenas para ser aplicada aos indivíduos com mais de 16 anos", afirmou Alexandre Ventura, em declarações aos jornalistas após a sessão de encerramento do curso de ensino à distância "Violência e Gestão de Conflitos na Escola", na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dois submarinos afundam cinco mil professores

A redução de cinco mil docentes ajudou a compensar a derrapagem da despesa com os dois submarinos.

O corte no número de professores do Estado permitiu travar o crescimento das despesas com pessoal de 2010, revelou ontem a Direcção-Geral do Orçamento. A redução de cinco mil docentes no actual ano lectivo foi um dos factores que ajudou a compensar a derrapagem da despesa pública provocada pelo pagamento dos dois submarinos. Mas não foi o único: as receitas tiveram de ser insufladas com o fundo de pensões da PT para que Teixeira dos Santos garantisse um défice abaixo dos 7,3% a Bruxelas.