terça-feira, 15 de abril de 2025

Ainda estou aqui

Li e gostei...


Em Ainda Estou Aqui, Marcelo Rubens Paiva traça uma história dramática da luta da sua família pela verdade.

Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. No meio daquela dor, ela reinventou-se. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmaras.

Ao falar de Eunice, e da sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar - e tentar entender - o que de facto ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele mês de janeiro de 1971.

Ainda Estou Aqui foi adaptado ao cinema por Walter Salles, com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro a interpretar Eunice Paiva, em diferentes idades, e Selton Mello no papel de Rubens Paiva. Um estrondoso sucesso no cinema, venceu o prémio de Melhor Argumento no Festival de Veneza, com Fernanda Torres a ser eleita Melhor Atriz pelo Critics Choice Awards 2024.

 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Abertura da Semana da Leitura em Paços de Ferreira


A abertura da Semana da Leitura a nível concelhio teve lugar na Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis ontem, dia 31 de março, com a palestra "A leitura na ótica da biblioterapia", proferida pela biblioterapeuta Sandra Barão Nobre, uma referência nacional nesta área. Nesta sessão, que acolheu um número significativo de Alunos do Ensino Secundário do nosso concelho, Professores e Diretores de Escolas e Agrupamentos de Escolas, Sandra Barão Nobre introduziu o tema da Biblioterapia, explicou no que consiste, quais são os seus benefícios e como pode ajudar-nos a viver melhor. Falou, ainda, da sua experiência enquanto jovem leitora, partilhou alguns exemplos da sua intervenção enquanto biblioterapeuta e fez recomendações de leitura ajustadas aos presentes, de que destacamos, por exemplo, Natureza Urbana, de Joana Bértholo.


 

quinta-feira, 27 de março de 2025

25 anos da biblioteca escolar de Ribeirão


Apresentei, hoje, nos 25 anos da biblioteca escolar do AE de Ribeirão a apresentação "O papel e a função da  biblioteca escolar ". 

Concurso de leitura em Braga II


Integrei, novamente, o júri da prova oral, agora para o 3º ciclo e secundário.
Obrigada ao júri das provas orais pela presença e colaboração, Domingos Alves (professor aposentado e autor de vários estudos monográficos), António Pires (Coordenador Interconcelhio de Bibliotecas Escolares) e Aida Alves (Diretora de Serviços da BLCS).


 

quarta-feira, 26 de março de 2025

Concurso de leitura em Braga


Obrigada ao júri das provas orais pela presença e colaboração, Carla Sepúlveda ( Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social), Leonilde Pereira (co-autora do livro “Pétalas Mágicas”) e António Pires (Coordenador Interconcelhio de Bibliotecas Escolares).


 

quinta-feira, 20 de março de 2025

Concurso de Leitura 2025 em Paços de Ferreira


Integrei o júri do Momento Municipal do concurso de leitura "Leituras no Douro, Tâmega e Sousa" que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis em Paços de Ferreira.



 

terça-feira, 18 de março de 2025

Alterações do DL 15/2025



Fonte: Jorge Oliveira

Concurso de Leitura - Fase Municipal em Famalicão


 "CONVENCE-ME, Festa da Leitura do Ave", uma organização da RIBMAVE - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Municipais do Ave.

A Fase Municipal de Vila Nova de Famalicão realizou-se na tarde do dia 17 de março e contou com 22 equipas participantes, num total de 75 crianças e jovens dos agrupamentos de escolas de todo o concelho.
A sessão, que foi aberta ao público, contou com as presenças do Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima; da Primeira Secretária do Secretariado Executivo Intermunicipal do Ave, Marta Coutada e da Chefe da Unidade de Educação, Formação e Políticas Sociais da CIM do Ave, Carla Gomes.
O júri desta iniciativa foi composto pelo Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires; pelo Bibliotecário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Hilário Pereira; pelo Professor, Linguista, Escritor e Editor, José Moreira da Silva; pela Diretora Geral e Coordenadora Pedagógica do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, e pelo Professor, Músico, Cantor, Compositor e Escritor, Ivo Arantes.
No final da apresentações, as equipas que ficaram apuradas para a última fase, a Fase Intermunicipal, são as seguintes:
- 1.º Ciclo | "Os poetas" | Gabriela Marques, Tomás Azevedo, João Marques e Maria Dinis Coelho | Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
- 2.º Ciclo | "Os criativos" | Mariana Lopes, Margarida Meira, Vasco Carvalho e Rodrigo Carvalho | Agrupamento de Escolas D. Sancho I.
- 3.º Ciclo | "As mensageiras" | Ana Beatriz Silva, Matilde Vilarinho Silva, Núria Machado Carvalho, Selena Fernandez Peixoto | Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
- Secundário | Gustavo Barradas, Diogo dos Santos Almeida, Melissa Salgado, Maria Inês Marques | Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

segunda-feira, 10 de março de 2025

Abertura da Semana da Leitura 2025 em Famalicão


Participei, ontem, na sessão de abertura da Semana da Leitura 2025 de Famalicão. Sessão que contou com a presença do vereador da educação, diretora do AE D. Sancho I e do padrinho da semana da leitura Álvaro Laborinho Lúcio. Participaram, também, os diretores dos agrupamentos, a diretora do centro de formação, os professores bibliotecários, outros professores e alunos da escola secundária D. Sancho I. Foi um um momento de promoção do livro e da leitura.

 

Abertura da Semana da Leitura 2025 da Trofa


Participei, hoje, na sessão de abertura da Semana da Leitura 2025 da Trofa. Participaram, também, os vereadores da cultura e educação, os representantes da direção dos agrupamentos de escolas da Trofa, os professores bibliotecários, outros professores, responsáveis pela Casa da Cultura, duas turmas do AE da Trofa e duas turmas do AE Coronado e Castro, do 1º ciclo e encarregados de educação. Foram distribuídos os prémios aos vencedores do concurso de escrita "Uma Aventura na Trofa". Foi um momento de promoção da leitura e do livro.


 

A Sibila - Agustina Bessa Luís

terça-feira, 4 de março de 2025

O livro branco

Li e gostei...


O Livro Branco é uma meditação sobre a cor, que começa com uma simples lista de coisas brancas: a neve, o sal, a espuma das ondas, o papel, o arroz, os cabelos dos velhos, as cobertas em que a mãe da autora embrulhou a primeira filha, que nasceu prematura, muitos anos antes de existir este livro. É também uma reflexão sobre o luto, o renascimento e a tenacidade do espírito humano e uma investigação sobre a beleza, a fragilidade e a estranheza da vida: se, por exemplo, a sua irmã tivesse sobrevivido, teria Han Kang chegado a nascer? Poderíamos nós ler a sua história tão tocante?

O mais autobiográfico e simultaneamente experimental livro de Han Kang até ao momento: uma pequena obra-prima inesquecível, a dor transformada em promessa pela mão de uma grande escritora contemporânea.


 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Não há livros errados


A1 Doc


"Não há livros errados"|Ep. 504 fev. 2025

Como as redes sociais estão a criar uma nova geração de leitores. Autoria de Raquel Morão Lopes. Sonoplastia de Gualter Santos e Luís Franjoso.


 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O Cânone

Li e gostei ...


"VEM AÍ…O CÂNONE Um livro ambicioso, feito de escolhas mais ou menos excêntricas, com ensaios críticos sobre dezenas de escritores, que propõe um cânone para a literatura portuguesa sem nunca esquecer a grande questão: afinal, o que é o cânone?

«Todas as escolhas são, até certo ponto, excêntricas, e um cânone é sempre uma escolha. O cânone da literatura portuguesa que apresentamos aqui não é mais excêntrico do que outros, e as escolhas e as ausências mais notórias terão a vantagem de chamar a atenção para os hábitos adquiridos de quem lamentará as ausências. […]

Como este livro não é um repositório exaustivo, não vale a pena procurar nele o cânone da literatura portuguesa. Não é boa ideia lê-lo como um guia neutro para a história da literatura portuguesa, ou como uma comemoração política das suas maravilhas. Este não é um livro sobre o esplendor de Portugal, é um livro de crítica literária.»


 

sábado, 25 de janeiro de 2025

A Guardiã dos Livros Queimados

Não consegui passar da página 187...



Berlim, 1933. Após o sucesso do seu primeiro romance, a escritora americana Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para participar num programa de intercâmbio cultural na Alemanha. Ali conhece uma mulher bela que promete mostrar-lhe a verdadeira Berlim, e junta-se a um grupo de resistentes que a fazem questionar-se tudo o que sabe sobre os seus anfitriões... e sobre si mesma.

Paris, 1936. Embora tenha chegado à Cidade Luz fugindo de Berlim, Hannah Brecht descobre que não está num refúgio contra o antissemitismo, que pensava ter deixado para atrás. com o coração partido e atormentada pelo papel que desempenhou na traição que destruiu a sua família, Hannah dedica-se ao seu trabalho na Biblioteca Alemã de Livros Queimados.

Nova Iorque, 1944. Desde que o seu marido Edward morreu a lutar contra os nazis, Vivian Childs tem travado a sua própria batalha: impedir as tentativas de um poderoso senador de censurar as Edições das Forças Armadas, livros de bolso que são enviados aos milhões de soldados destacados no estrangeiro. Viv sabe o quanto são importantes para os soldados graças às cartas que recebe... incluindo a última que o seu marido lhe escreveu. Quando Viv, sem saber, faz com que a sua luta contra a censura colida com os segredos do passado recente, os destinos destas três mulheres confluem... e as três mudarão para sempre.

«Inspirado na fascinante história verídica de um grupo pouco conhecido de bibliotecários, escritores, editores e livreiros que se uniram durante a Segunda Guerra Mundial para combater o fascismo com a literatura.»

 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

A Vida é Bela

Li e gostei ....

Andreina, Carlotta, Gloria e Maria Sole são amigas inseparáveis que conhecemos desde «Festa de Família». Já passamos muito bons momentos com elas. Já nos envolveram nas histórias dos seus amores atormentados e segredos de família, emocionaram-nos com as suas confidências e surpreenderam-nos com reviravoltas inesperadas.
Sempre se apoiaram e se mantiveram presentes nas vidas umas das outras. Agora mulheres maduras, estão prontas para tomar decisões que mudarão as suas vidas para sempre.
Quando Carlotta se confronta com a dor de uma perda inesperada, ninguém consegue entendê-la melhor do que Maria Sole, que, após realizar o sonho de abrir um infantário, está a construir um novo equilíbrio familiar.
E enquanto Andreina se questiona sobre se é certo criar a pequena Viviana sem um pai ao seu lado, Glória reavalia seu amor por Sergio, seu companheiro de toda a vida.
Entre grandes dores, mas também muitas pequenas alegrias, há um final surpreendente reservado para cada uma delas. Em última análise, a felicidade está em saber valorizar o que se tem e as pequenas dádivas, porque afinal a vida é bela, apesar do sofrimento que muitas vezes nos inflige.

 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Não Incomodar

Li e gostei ...


Quinn Alexander cometeu um crime impensável. Para evitar passar a vida na prisão, foge. Deixa para trás a sua casa, o seu trabalho e a sua família. Pega no passaporte e ruma à fronteira antes que a polícia descubra o que ela fez.

Mas, quando uma inesperada tempestade de neve a leva a sair da estrada e a parar no meio do nada, Quinn é obrigada a refugiar-se no tranquilo e isolado Motel Baxter. O edifício está deteriorado e a precisar de uma remodelação, mas Nick, o bonito e atencioso proprietário, disponibiliza lhe um dos quartos por um preço simpático para ela pernoitar ali, ao abrigo da tempestade.

Infelizmente, para Quinn, o Motel Baxter não se revela o abrigo seguro e sossegado que aparentava ser. O motel tem um passado sombrio e perturbador. E, na casa em ruínas do lado oposto da rua, a silhueta da mulher doente de Nick está sempre à janela, a observar tudo.

Quinn decide que tem de sair dali na manhã seguinte. Agarrar nas suas coisas e seguir novamente viagem. Só que, primeiro, vai ter de sobreviver àquela noite.