domingo, 20 de abril de 2025
terça-feira, 15 de abril de 2025
Ainda estou aqui
Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. No meio daquela dor, ela reinventou-se. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmaras.
Ao falar de Eunice, e da sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar - e tentar entender - o que de facto ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele mês de janeiro de 1971.
Ainda Estou Aqui foi adaptado ao cinema por Walter Salles, com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro a interpretar Eunice Paiva, em diferentes idades, e Selton Mello no papel de Rubens Paiva. Um estrondoso sucesso no cinema, venceu o prémio de Melhor Argumento no Festival de Veneza, com Fernanda Torres a ser eleita Melhor Atriz pelo Critics Choice Awards 2024.
sexta-feira, 11 de abril de 2025
segunda-feira, 7 de abril de 2025
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Inauguração da BE da EB de Avidos
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Avaliação Diretores
Nos dias 25 e 26 de março, duas ações de formação para diretores, com a duração de três horas.
terça-feira, 1 de abril de 2025
Abertura da Semana da Leitura em Paços de Ferreira
segunda-feira, 31 de março de 2025
sábado, 29 de março de 2025
quinta-feira, 27 de março de 2025
25 anos da biblioteca escolar de Ribeirão
Concurso de leitura em Braga II
quarta-feira, 26 de março de 2025
Concurso de leitura em Braga
terça-feira, 25 de março de 2025
domingo, 23 de março de 2025
quinta-feira, 20 de março de 2025
Concurso de Leitura 2025 em Paços de Ferreira
quarta-feira, 19 de março de 2025
terça-feira, 18 de março de 2025
Concurso de Leitura - Fase Municipal em Famalicão
domingo, 16 de março de 2025
segunda-feira, 10 de março de 2025
Abertura da Semana da Leitura 2025 em Famalicão
Abertura da Semana da Leitura 2025 da Trofa
terça-feira, 4 de março de 2025
O livro branco
O Livro Branco é uma meditação sobre a cor, que começa com uma simples lista de coisas brancas: a neve, o sal, a espuma das ondas, o papel, o arroz, os cabelos dos velhos, as cobertas em que a mãe da autora embrulhou a primeira filha, que nasceu prematura, muitos anos antes de existir este livro. É também uma reflexão sobre o luto, o renascimento e a tenacidade do espírito humano e uma investigação sobre a beleza, a fragilidade e a estranheza da vida: se, por exemplo, a sua irmã tivesse sobrevivido, teria Han Kang chegado a nascer? Poderíamos nós ler a sua história tão tocante?
O mais autobiográfico e simultaneamente experimental livro de Han Kang até ao momento: uma pequena obra-prima inesquecível, a dor transformada em promessa pela mão de uma grande escritora contemporânea.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
sábado, 8 de fevereiro de 2025
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Não há livros errados
"Não há livros errados"|Ep. 504 fev. 2025
Como as redes sociais estão a criar uma nova geração de leitores. Autoria de Raquel Morão Lopes. Sonoplastia de Gualter Santos e Luís Franjoso.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
O Cânone
"VEM AÍ…O CÂNONE Um livro ambicioso, feito de escolhas mais ou menos excêntricas, com ensaios críticos sobre dezenas de escritores, que propõe um cânone para a literatura portuguesa sem nunca esquecer a grande questão: afinal, o que é o cânone?
«Todas as escolhas são, até certo ponto, excêntricas, e um cânone é sempre uma escolha. O cânone da literatura portuguesa que apresentamos aqui não é mais excêntrico do que outros, e as escolhas e as ausências mais notórias terão a vantagem de chamar a atenção para os hábitos adquiridos de quem lamentará as ausências. […]
Como este livro não é um repositório exaustivo, não vale a pena procurar nele o cânone da literatura portuguesa. Não é boa ideia lê-lo como um guia neutro para a história da literatura portuguesa, ou como uma comemoração política das suas maravilhas. Este não é um livro sobre o esplendor de Portugal, é um livro de crítica literária.»
domingo, 26 de janeiro de 2025
sábado, 25 de janeiro de 2025
A Guardiã dos Livros Queimados
Paris, 1936. Embora tenha chegado à Cidade Luz fugindo de Berlim, Hannah Brecht descobre que não está num refúgio contra o antissemitismo, que pensava ter deixado para atrás. com o coração partido e atormentada pelo papel que desempenhou na traição que destruiu a sua família, Hannah dedica-se ao seu trabalho na Biblioteca Alemã de Livros Queimados.
Nova Iorque, 1944. Desde que o seu marido Edward morreu a lutar contra os nazis, Vivian Childs tem travado a sua própria batalha: impedir as tentativas de um poderoso senador de censurar as Edições das Forças Armadas, livros de bolso que são enviados aos milhões de soldados destacados no estrangeiro. Viv sabe o quanto são importantes para os soldados graças às cartas que recebe... incluindo a última que o seu marido lhe escreveu. Quando Viv, sem saber, faz com que a sua luta contra a censura colida com os segredos do passado recente, os destinos destas três mulheres confluem... e as três mudarão para sempre.
«Inspirado na fascinante história verídica de um grupo pouco conhecido de bibliotecários, escritores, editores e livreiros que se uniram durante a Segunda Guerra Mundial para combater o fascismo com a literatura.»
domingo, 19 de janeiro de 2025
quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
A Vida é Bela
Sempre se apoiaram e se mantiveram presentes nas vidas umas das outras. Agora mulheres maduras, estão prontas para tomar decisões que mudarão as suas vidas para sempre.
Quando Carlotta se confronta com a dor de uma perda inesperada, ninguém consegue entendê-la melhor do que Maria Sole, que, após realizar o sonho de abrir um infantário, está a construir um novo equilíbrio familiar.
E enquanto Andreina se questiona sobre se é certo criar a pequena Viviana sem um pai ao seu lado, Glória reavalia seu amor por Sergio, seu companheiro de toda a vida.
Entre grandes dores, mas também muitas pequenas alegrias, há um final surpreendente reservado para cada uma delas. Em última análise, a felicidade está em saber valorizar o que se tem e as pequenas dádivas, porque afinal a vida é bela, apesar do sofrimento que muitas vezes nos inflige.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Não Incomodar
Mas, quando uma inesperada tempestade de neve a leva a sair da estrada e a parar no meio do nada, Quinn é obrigada a refugiar-se no tranquilo e isolado Motel Baxter. O edifício está deteriorado e a precisar de uma remodelação, mas Nick, o bonito e atencioso proprietário, disponibiliza lhe um dos quartos por um preço simpático para ela pernoitar ali, ao abrigo da tempestade.
Infelizmente, para Quinn, o Motel Baxter não se revela o abrigo seguro e sossegado que aparentava ser. O motel tem um passado sombrio e perturbador. E, na casa em ruínas do lado oposto da rua, a silhueta da mulher doente de Nick está sempre à janela, a observar tudo.
Quinn decide que tem de sair dali na manhã seguinte. Agarrar nas suas coisas e seguir novamente viagem. Só que, primeiro, vai ter de sobreviver àquela noite.