terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Inauguração da BE do Centro Escolar de Abragão

A Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a junta de freguesia de Abragão, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste, inaugurou a Biblioteca do Centro Escolar de Abragão.
Grato pelo convite.

Identidade digital da biblioteca

Monsterbox


Curta-metragem que mostra a amizade entre um ancião e uma miúda com amigos tão atravessados como ela.
Dirigida por Ludovic Gavillet,

sábado, 7 de dezembro de 2019

Livra-te do pó dos livros



 Pó? Sabes o que é?
O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) acaba de lançar uma campanha que tem como objetivo estimular os portugueses a ler mais. A ideia da campanha , criada pela KISS, produzida pela Quioto e com locução de Ricardo Araújo Pereira, faz o paralelismo entre o pó acumulado pelos livros quando ficam parados nas estantes e, metaforicamente, o pó que as pessoas acumulam quando deixam de ler. Pretende reforçar-se a importância da leitura na vida de todos, desafiando os leitores - VAI MAIS AO LIVRO. O filme será divulgado na Internet, na televisão, no cinema e noutros meios e formas de comunicação, físicas e digitais.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

25 anos da ESDAH



A Escola Secundária D. Afonso Henriques reuniu a comunidade educativa para assinalar os seus 25 anos. 
Parabéns pelo trabalho notável que tem sido feito em prol da Educação.
Obrigado pelo convite.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Moderação no 12º Encontro de Bibliotecas de Famalicão



Conferência: Somos o que lemos - Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da RBE 
Moderador: António Pires, Coordenador Interconcelhio da RBE 

Moderei, ontem, a conferência proferida por Raquel Ramos, professora, coordenadora interconcelhia e escritora, no âmbito do 12º Encontro de Bibliotecas de Famalicão que decorreu entre 29 e 30 de novembro de 2019.
Obrigado Raquel por tudo o que aprendemos contigo.




Ophélia e os seus pretendentes


Pensamento


sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Construção de sites educativos no 9º Encontro de Bibliotecas de Barcelos

Começa, hoje, o 9º Encontro de Bibliotecas de Barcelos, desejo que os trabalhos corram bem.
Amanhã lá estarei para dinamizar a oficina "Construção de sites educativos".
Até amanhã...


domingo, 3 de novembro de 2019

Sobrevivência nas escolas

Numa escola, quando me recebiam em grande festa, o alarido escondeu um gesto horrível que só eu vi.

Um professor ainda jovem, tímido e algo frágil, foi surpreendido por um aluno escondido atrás de uma porta que o esmurrou sumariamente. Não é fácil de explicar mas, quando seguia ao meu lado, ouviu o seu nome à passagem, inclinou o rosto para o vão entre a porta e a parede, e só eu, por um ínfimo e inesperado instante, vi o punho voando e ouvi a ameaça clara do miúdo: fodo-lhe o focinho.

A diretora da escola dizia que a mãe de uma menina mandara um bolo. Outra menina pediu para fazermos uma fotografia. Comentavam que sou muito mais gordo na televisão. Diziam que talvez chovesse. O professor agredido apanhou um livro do chão, disse: agora não. Voltou ao meu lado na mesma expressão afundada de há pouco. Queria uma dedicatória. Pediu desculpa por haver sujado a capa. Os livros brancos são como as almas, padecem só de pertencerem a alguém.

Eu não me canso de pedir respeito pela escola e pelos professores. O descalabro do Mundo incide sobre o universo escolar como uma bomba-relógio. Tudo o que falha se dissemina pelas crianças e pelos jovens. Mas julgo que ninguém pode desejar a degeneração do lugar onde os seus filhos se educam, o lugar onde o futuro se educa. A atenção à sanidade escolar precisa de ser prioritária. Não vai haver esperança para gerações mal formadas, admitidas à demasiada ignorância ou egoísmo.

O episódio de um professor mal preparado para lidar com o impertinente da juventude, noticiado há dias, não pode enganar-nos. O digníssimo ofício de ensinar tem perigado por políticas sempre pouco consequentes, mas tem perigado mais ainda pela progressiva aceitação da humilhação dos professores. Os professores fazem a vida inteira o que poucos de nós aguentariam fazer por uma só hora: estão entre quatro paredes com vinte ou trinta crianças ou jovens tentando que aprendam algo enquanto tudo nos seus corpos, nas suas idades, pede movimento, ruído, enquanto trazem de casa a marca das crises familiares, tantas vezes a fome e a violência. Que alguns professores sequer sobrevivam ao díspar dos alunos já é heroicidade de que se podem gabar.

Dediquei o livro assim: peço-lhe que não tenha dúvida, é um dos meus heróis. Não é pelo medo que falhamos. É pela falta de coragem. Como conversámos, não está em causa desistir. Nem dos alunos, nem do futuro. Mas isso implica começar por não desistir dos professores.

Escritor                                                             Fonte

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Pensamento


Reach

Curta-metragem que mostra o valor do altruísmo e da solidariedade.Tem como objetivo consciencializar a juventude para a importância destes valores morais, e de que toda a boa ação acaba por obter a sua recompensa.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Lemon

Lemon é uma curta-metragem da Fundação Rainha Sofia que nos explica como a contaminação causada pelo homem contribui de maneira negativa para o normal funcionamento da natureza.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Notas por sexo

Repórter da BBC fingiu ser uma aluna de 17 anos para desmascarar os abusos em duas universidades da África ocidental.
São professores universitários em prestigiadas universidades da África ocidental e exigem a jovens adolescentes favores sexuais em troca de boas notas. Ainda ameaçam as que pensam denunciar os casos. A polémica é revelada na reportagem da BBC "Sexo por Notas" ("Sex for Grades"), na qual uma repórter fingiu ser uma aluna para desmascarar os abusos.

 

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Partly Cloudy

Curta-metragem que transmite o valor da amizade e da importância de aceitar o outro tal e qual ele é, com os seus defeitos e qualidades.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ler e escrever antes dos seis anos?


Los maestros de segundo ciclo de infantil —un periodo educativo que comprende desde los tres años hasta los seis— alertan de la «pre-primarización» de esta etapa, a la que acceden muchos niños en estos días. «Se está convirtiendo en una preparatoria para la escuela primaria, hecho muy negativo que afecta al desarrollo cognitivo y socio-emocional del niño», denuncian uno de cada tres profesores en el estudio de opinión realizado por la Asociación Mundial de Educadores Infantiles AMEI-WAECE.
Durante este periodo educativo, «que no es obligatorio en nuestro país», recuerdan desde esta institución, «a muchos niños de cinco años se les exige saber leer, escribir al dictado, y hacer sumas y restas, una sitaución bien distinta a la de los países nórdicos en los que nos miramos, donde a esa edad están todavía jugando y aprendiendo a relacionarse con los demás y no es hasta mucho más tarde cuando empiezan a tomar contacto con las letras y los números», explican.

domingo, 8 de setembro de 2019

Pensamento


Inovação e tradição - a escola numa encruzilhada


A Escola, quer tenhamos filhos em idade escolar, ou não, "é um bem comum" (A. Nóvoa), e é, por isso, um tema recorrente e obrigatório, para  o cidadão e para a sociedade no seu todo. Preocupa-nos, assim, vê-la numa espécie de "camisa de forças", dividida entre a necessidade de (se) inovar e o peso da tradição, própria de qualquer instituição que é balizada por normativos e que se rege por tradições seculares.

942 - assunto encerrado