terça-feira, 22 de julho de 2025

Visita de Trabalho a Leiria


O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, numa comitiva composta por cerca de 50 profissionais das bibliotecas públicas e escolares do município de Vila Nova de Famalicão, visitou a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Domingos Sequeira, ambas na cidade de Leiria. Esta foi mais uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento e boas práticas entre profissionais de bibliotecas.

domingo, 6 de julho de 2025

A Cicatriz

Li e gostei...


«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»

Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora. Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?

Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.

 

domingo, 29 de junho de 2025

O vício dos livros II

Li e gostei...

Sócrates não deixou escrita uma linha que fosse para a posteridade, Charles Darwin não suportava a poesia, Henry David Thoreau acreditava que a leitura de um livro marcava o início de uma era para cada leitor, Fernando Namora dizia que não escrevia para agradar a ninguém e Julian Green fazia-o para não sufocar.

Tudo isto e muito mais ficamos a conhecer neste segundo volume de O vício dos livros, onde Afonso Cruz - ciente de que os vícios são difíceis de matar, mas que ao contrário de outros este tem tanto de prazer quanto de benefício - alimenta o leitor com um sem-número de curiosidades literárias, reflexões e memórias, provando que é possível, sim, compreender a vida através da literatura.


 

segunda-feira, 16 de junho de 2025

domingo, 15 de junho de 2025

1000 x Camilo


No bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, chega-nos o nosso maior escritor romântico mas também dos mais satíricos, realistas e inovadores da literatura portuguesa. Começando na biografia, percorreremos o profissional, o romantismo, o Porto, o polemista, a sátira e a sua obsessão pela morte, entre tantos outros temas. E falaremos com nomes como Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Rita Blanco ou Pedro Mexia, possibilitando uma paleta de cores que só Camilo permite.