terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ProSucesso

O Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso - Açores pela Educação foi apresentado em 2015 como uma estratégia regional para promover o sucesso escolar. Um plano focado na diminuição das taxas de retenção e de abandono precoce, das mais elevadas a nível nacional. O ProSucesso é um projeto pioneiro no país, planeado para uma década, para que crianças e jovens açorianos tenham um percurso escolar de sucesso. Cada passo dado tem uma razão de ser.  

Os primeiros resultados do projeto, que tem um conselho científico, uma comissão coordenadora e uma comissão de avaliação externa, são positivos. No Ensino Básico e Secundário, por exemplo, todas as metas definidas para 2020/2021 já foram atingidas no último ano letivo. Agora o desafio é consolidar esses resultados e atingir taxas mais elevadas na faixa etária dos 4 anos na frequência do pré-escolar nos Açores, entre outros objetivos.  
(...)
Devido às elevadas taxas de insucesso em Matemática, tanto na avaliação interna como externa e em todos os níveis e ciclos de ensino, a atuação começou precisamente por esta disciplina. No primeiro ano de implementação da estratégia, os insuficientes e suficientes diminuíram e os bons e muito bons aumentaram. Neste momento, o ProfDA já está no 2.º ciclo e no 1.º ciclo trabalha-se o Português com uma intervenção orientada para a aprendizagem da leitura, a principal causa do insucesso no 2.º ano de escolaridade. 
(...)
Trabalha-se para uma melhor educação pré-escolar, uma melhor prevenção e qualidade no apoio dado aos alunos. “Temos de estar atentos, intervir mal surge a primeira dificuldade, entender cada criança e cada jovem como responsabilidade de todos, garantir que ninguém fica aquém das suas potencialidades, pois desafiar os mais capazes é tão importante como apoiar com eficácia e qualidade os que mais precisam.” “E convém perceber que a heterogeneidade não é um obstáculo, mas uma oportunidade de interajuda e uma preparação para a vida e para uma sociedade cada vez mais diversa e multicultural”, acrescenta.

Sem comentários: