terça-feira, 28 de março de 2017

Sessão de lançamento da semana da leitura em Paços de Ferreira



Decorreu, ontem, a sessão de lançamento da semana da leitura na biblioteca municipal Professor Vieira Dinis. A sessão contou com a presença do presidente da câmara, Humberto Brito; da diretora da biblioteca municipal, Lurdes Abreu; do cooordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares, António Pires; do escritor Valter Hugo Mãe; dos professores bibliotecários e dos alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira e do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.
Esta atividade é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e concretizada no terreno pela biblioteca municipal e pela rede de bibliotecas de Paços de Ferreira. A semana da leitura  decorre de 27 a 31 de março e tem como tema “O Prazer de Ler”.
O presidente da câmara começou por agradecer a presença de todos os intervenientes nesta semana e frisou a importância deste encontro para recordar a importância da leitura e da escrita no dia-a-dia na vida de um estudante.
O coordenador interconcelhio lembrou aos presentes que as bibliotecas trabalham todos os dias com a intenção de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos e que o primeiro propósito de uma biblioteca é fazer leitores, que sejam capazes de ler o mundo. Deixou um desejo a todos: para que durante esta semana e ao longo da vida sintam todos o prazer de ler.
O escritor Valter Hugo Mãe contou várias histórias vividas em Paços de Ferreira, que deliciaram os presentes e mostrou-se saudoso desse tempo. O autor de  “O Filho de Mil Homens” viveu a sua infância em Paços de Ferreira e afirmou que muitas das vivências de Paços de Ferreira estão plasmadas nos seus livros e que o que  o levou a ser escritor foi a vontade de perceber as coisas.
O criador da obra “A Desumanização” afirmou que as palavras foram muito cedo os seus brinquedos, que a mãe guardava as palavras para ele utilizar mais tarde na sua escrita e que escrevia palavras para se divertir.
Depois de responder a muitas questões colocadas pelos alunos, terminou dizendo que os livros ensinam-nos sempre alguma coisa.

Comentário do Valter Hugo Mãe no facebook relativo à sua presença em Paços de Ferreira:

Sem comentários: