quinta-feira, 10 de abril de 2014

10 profissões com mais emprego no futuro

Conheça as dez profissões com emprego no futuro:
ogerente.com.br

1. Engenheiro Biomédico
Uma das profissões mais promissoras dadas as preocupações constantes em relação às áreas de saúde e, por o desenvolvimento dessas áreas estar dependente e subordinada aos avanços da tecnologia aplicada nas mesmas. É, então, uma área que cruza conhecimentos de saúde com técnicas de engenharia. Isto é, um engenheiro biomédico está habilitado a desenvolver e a melhorar novos equipamentos para prevenção, diagnóstico e terapia das mais variadas doenças, como por exemplo, a produzir órgãos artificias, próteses, instrumentos médicos, etc.
2. Analista de comunicações e sistema de redes e dados
Dada a adesão em massa às novas tecnologias e à massificação do uso de smartphones, cada vez existe mais interação e troca de informação através da internet e da intranet. É preciso, então, que existam pessoas capazes de conceber, construir e fazer a manutenção e testes na área das tecnologias da informação, que façam essa gestão do serviço online de armazenamento de dados e aplicações.
3. Assistente de saúde
Com o envelhecimento progressivo das populações, serão precisos profissionais habilitados a lidar com essas mudanças nas características etárias das populações. Um assistente de saúde pode cuidar das pessoas em hospitais, casas especializadas ou em casas particulares. Para além de estar habilitados a identificar sinais vitais e a medicar os pacientes, poderá ter também de prestar auxílio nas refeições e a cuidar do sítio onde as pessoas vivem.
4. Engenheiros de petróleo
As especulações em torno do fim do petróleo são cada vez mais. Assim como o mercado ligado a este recurso. A mão-de-obra, no entanto, é escassa, traduzindo-se desta forma numa área com potencial e na qual deve apostar. Para atuar nesta área deve ter habilitações em engenharia, geologia e física. Deve, também, ser capaz de desenvolver projetos de exploração, para além da produção e comercialização de petróleo e gás natural tendo como preocupação o ambiente e a rentabilização de recursos.
5. Auditor financeiro
Um auditor financeiro analisa e investiga as contas e os gastos para garantir que se está a cumprir a lei. Tendo em conta, o aumento dos problemas com os bancos e com as empresas, é uma profissão com cada vez mais postos de trabalho.
6. Marketing
As empresas preocupam-se cada vez em diferenciar-se da concorrência. Um especialista em marketing analisa a forma como os mercados funcionam, o perfil da concorrência e a ajuda a perceber quais são as movimentações estratégicas que a empresa deve adotar. Portanto, ajuda a posicionar uma marca e a comunicar as características que as distinguem das outras, para obter vantagem competitiva.
7. Engenheiro de mobilidade
Um engenheiro de mobilidade é responsável pela construção, pelo funcionamento e pela assistência das mais variadas infra-estruturas, conferindo se estas cumprem as normas que as legislam. Para além dessas funções, têm de fazer a gestão da sinalização e planear os transportes nas cidades.
8. Especialistas em cuidados da pele
As preocupações relacionadas com o aspeto já não se restringem apenas ao universo feminino. Cada vez se consomem mais produtos e serviços deste tipo de mercado, desde tratamentos de rejuvenescimento, botox, lasers, peelings a produtos para ajudar a combater no nosso corpo todas as marcas que o passar do tempo deixa.
9. Bioquímico e biofísico
Estes profissionais preocupam-se em entender as doenças e a arranjar formas de as combater e curar. Estudam, portanto, os organismos vivos ao detalhe e experimentam manipulá-los para tratar doenças e distúrbios genéticos.
10. Personal Trainer
As preocupações com a imagem e com um estilo de vida saudável estão a aumentar, assim como os adeptos da atividade física. Portanto, apostar em cursos ligados ao desporto e ao bem-estar serão certamente boas apostas.

  



domingo, 6 de abril de 2014

O Professor no século XXI

Gestão Educacional: Por que é necessário repensar o papel do educador na
contemporaneidade?
António Nóvoa: Porque hoje as tarefas do professor são muito diferentes do que eram no passado. E os professores e as escolas vivem ainda em um mundo que em grande parte já não existe. Às vezes, nossas escolas se parecem com o brilho daquelas estrelas de que ainda vemos a luz, mas já estão mortas, extintas. Eu creio que precisamos de outro professor e de outra escola no século 21.



Vale a pena ler a entrevista que António Nóvoa dá à revista brasileira "Gestão Educacional", onde defende que não se aprende através de um ensino transmissivo, mas um ensino em que o aluno seja capaz de dar sentido às coisas, compreendê-las e contextualizá-las.





sábado, 5 de abril de 2014

Fim de um ciclo - Teresa Calçada ficará para sempre ligada às bibliotecas e à leitura


Terminou, ontem, a VII Conferência do Plano Nacional de Leitura subordinada ao tema "Leitura das Ciências-Ciências da Leitura", que decorreu nos dias 3 e 4 de abril na Fundação Calouste Gulbenkian.
Na sessão de encerramento foi prestada uma justa homenagem a Teresa Calçada. Manuela Barreto Nunes deu a conhecer aos presentes, o percurso, a dedicação, a persistência e a utopia desta mulher que dedicou, grande parte da sua vida, aos livros, à leitura e às bibliotecas públicas e escolares.
Foi um privilégio ter trabalhado com  Teresa Calçada. Quem com ela trabalha é contagiado pelo seu rigor, pela sua ambição, pelo seu sonho e, rapidamente, se sente integrado na sua família: a dos livros e das bibliotecas. Trabalhar com a fazedora de bibliotecas é uma aprendizagem constante: a dos livros e bibliotecas e da vida. A defensora do currículo oculto é um exemplo de tenacidade, persistência e conquista.
Ela foi, sem dúvida, uma visionária e contribuiu para que a biblioteca, e em particular a biblioteca escolar, se transformasse no lugar mais democrático da escola.
Com esta homenagem pública, termina um ciclo de vida da vida da Rede de Bibliotecas Escolares, não sabemos, hoje, o que vai acontecer amanhã à RBE. Sabemos, no entanto, que Teresa Calçada ficará para sempre ligada a todos aqueles que ela contagiou e as sementes que lançou continuarão a germinar neste país, mais culto, mais livre, mais capacitado e mais leitor.
Obrigado Teresa Calçada.