sábado, 5 de abril de 2014

Fim de um ciclo - Teresa Calçada ficará para sempre ligada às bibliotecas e à leitura


Terminou, ontem, a VII Conferência do Plano Nacional de Leitura subordinada ao tema "Leitura das Ciências-Ciências da Leitura", que decorreu nos dias 3 e 4 de abril na Fundação Calouste Gulbenkian.
Na sessão de encerramento foi prestada uma justa homenagem a Teresa Calçada. Manuela Barreto Nunes deu a conhecer aos presentes, o percurso, a dedicação, a persistência e a utopia desta mulher que dedicou, grande parte da sua vida, aos livros, à leitura e às bibliotecas públicas e escolares.
Foi um privilégio ter trabalhado com  Teresa Calçada. Quem com ela trabalha é contagiado pelo seu rigor, pela sua ambição, pelo seu sonho e, rapidamente, se sente integrado na sua família: a dos livros e das bibliotecas. Trabalhar com a fazedora de bibliotecas é uma aprendizagem constante: a dos livros e bibliotecas e da vida. A defensora do currículo oculto é um exemplo de tenacidade, persistência e conquista.
Ela foi, sem dúvida, uma visionária e contribuiu para que a biblioteca, e em particular a biblioteca escolar, se transformasse no lugar mais democrático da escola.
Com esta homenagem pública, termina um ciclo de vida da vida da Rede de Bibliotecas Escolares, não sabemos, hoje, o que vai acontecer amanhã à RBE. Sabemos, no entanto, que Teresa Calçada ficará para sempre ligada a todos aqueles que ela contagiou e as sementes que lançou continuarão a germinar neste país, mais culto, mais livre, mais capacitado e mais leitor.
Obrigado Teresa Calçada.

1 comentário:

Maria José Vitorino disse...

Tens toda a razão, António. ;)