sábado, 30 de abril de 2011

A avaliação de professores e o engano

"A decisão do Tribunal Constitucional, que se pronunciou pela inconstitucionalidade do decreto aprovado pela Assembleia da República que suspendia a avaliação de desempenho dos docentes, foi esta tarde saudada pela ministra da Educação como uma “vitória do sistema educativo” contra “a irresponsabilidade e oportunismo da oposição”.

Público online 30/04/2011





Comentário:



A ministra da educação e alguns com visão curta ainda não reflectiram na cegueira que reina num partido que se chama PS:





  • esta questão é, na verdade, uma guerra do Srº Pinto de Sousa e daqueles que o rodeiam contra os professores;





  • é uma pequena vitória, pois esta avaliação não tem pernas para andar e morrerá, definitivamente, em Junho;





  • a mensagem que se quer passar é que: os professores estão de acordo com a continuação desta avaliação... Puro engano e se querem enganar os outros estão a enganar-se a eles próprios e "o mais cego é aquele que não quer ver";





  • é pena que a escritora Isabel Alçada seja enganada pela ministra da educação Isabel Alçada.



Finalmente, há um ditado popular que diz: "quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita" - acredito neste ditado e acredito no fim desta maldita avaliação de professores.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como ensinar os alunos que não querem aprender

El cambio de actitud de los alumnos QNQ (Que não Querem) requiere una actitud del pro­fesor que no en todos los casos se da. Cada profesor asume su función de un modo peculiar y diferenciado respecto a sus companíeros, en virtud de una serie de factores personales y profesionales: percibe la situación desde una perspectiva personal e intransferible, y a partir de dicha percepción, cons­truye un escenario y asume un determinado papel. El modo de asumir la función docente de cada profesor depende de una serie de varíables: Personal (cómo es). Pedagógica (cómo ensefía). Profesional (cómo trabaja). Teórica (lo que sabe). Cognitiva (lo que piensa). Laboral (cómo progresa). Social (cómo se relaciona).