sábado, 24 de outubro de 2009

Uma Aventura no Ministério da Educação

Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950 - tem 59 anos - e é a mais velha de três irmãs. Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário, e licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa.
Como escritora de livros infanto-juvenis estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção Uma Aventura, que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois Viagens no Tempo.

No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo Ministério da Educação coordenadora do grupo de trabalho responsável pela concepção da rede de bibliotecas escolares, e no ano seguinte foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar as problemáticas relacionadas com o livro escolar.

Um dos principais desafios de Isabel Alçada deverá ser recuperar as deterioradas relações entre a tutela e os sindicatos de professores, que travaram uma "batalha" na última legislatura com Maria de Lurdes Rodrigues.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Perdi os professores e a opinião pública

"Perdi os professores, mas ganhei a opinião pública", autojustificava-se ela no calor dos protestos de professores e alunos contra as suas singularíssimas políticas educativas. Uma sondagem CM/Aximage agora divulgada revela que, afinal, a tal "opinião pública" a considera o pior dos ministros de Sócrates, "chumbando-a" com 7,2 valores numa escala de 0 a 20. É o episódio típico do "arroseur arrosé": quem tanto se notabilizou pela fúria avaliadora de tudo e todos "chumbou" rotundamente quando chegou a sua vez de ser avaliada. Em "eduquês" corrente, Maria de Lurdes Rodrigues teria ficado "retida" e deveria submeter-se a um "plano de acompanhamento". Em política, no entanto, ao contrário do que se passa no sistema educativo, a condescendência é pouca quando, como é o caso, um ministro manifestamente atingiu o seu patamar de Peter de incompetência. Alguém, de facto, acredita que Sócrates irá "reter" a ministra?"

António Pina, JN

Interessante esta reflexão... Como é que esta figura conseguiu enganar tanta gente? Fica a questão... Responda o próprio leitor.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

5 de Outubro - Dia Mundial do Professor

Neste dia em que não ouvimos uma única palavra de incentivo ou outra qualquer da parte do ME, deixo-vos uma palavra de carinho e de apreço pelo trabalho árduo que os professores desenvolvem... Parabéns... a ousadia compensa!!!