segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ano Novo

Ano Novo - Recados, Gifs e Imagens de Ano-Novo para Orkut: "RecadosAnimados.com




Para enviar seu recado de 2009, entre aqui!!!

www.RecadosAnimados.com/anonovo.html

"

Reunião de Presidentes do Conselho Executivo em Santarém

Tudo começou com a reunião de PCEs das escolas da região de Coimbra. Foi no dia 15 de Dezembro. Estiveram presentes duas dezenas de conselhos executivos. A ordem de trabalhos era clara: como é que os conselhos executivos devem reagir ao novo simplex 2 e às ameaças que pendem sobre as escolas e que têm agravado a intranquilidade e a confusão?
Desse encontro de escolas saiu a decisão de promover um encontro nacional de PCEs. O local, Santarém, foi escolhido pela sua centralidade. A data, 10 de Janeiro de 2009, foi escolhida porque é necessário reagir colectivamente e a tempo às ameaças do ME sobre os conselhos executivos.
Será o maior encontro de PCEs de sempre. Peço aos bloggers para se associarem a esta iniciativa, promovendo-a, divulgando-a e dando-lhe força. É a iniciativa por que os professores esperam há muito tempo. Peço aos professores que falem com os PCEs sobre esta iniciativa, aplaudam os que tencionam ir e motivem os que têm dúvidas.
O Encontro Nacional de PCEs vai ser no Restaurante Varanda do Parque em Santarém, no CNEMA, no dia 10 de Janeiro, às 12 Horas. O CNEMA fica situado na circular exterior, à direita. Quem vem da A1, deve seguir a direcção Santarém/Algarve.
Outro post sobre este assunto: Encontro Nacional de PCEs no dia 10 de Janeiro
Fonte: Profavaliação

domingo, 21 de dezembro de 2008

O Natal é quando o homem quiser

O Maior Pedido de Suspensão do Modelo de Avaliação

A Plataforma Sindical entrega amanhã a Jorge Pedreira o maior abaixo-assinado de sempre. São já mais de 60 mil assinaturas a exigir a suspensão do modelo burocrático de avaliação e a abertura imediata de negociações para a construção de um modelo simples e formativo e para pôr fim à divisão da carreira em duas categorias. Se não assinou, ainda vai a tempo. Clique aqui e assine. É simples e rápido. Com a sua ajuda, somos capazes de chegar aos 80 mil. Vai uma ajuda?
Não se esqueça também de enviar, amanhã, um email ou postal ao Presidente da República. E quando a pausa de Natal terminar, lembre-se de que a resistência interna ao modelo burocrático continua. Há cada vez mais escolas a aprovarem ou a confirmarem a suspensão efectiva dos procedimentos de avaliação. São cada vez mais os professores que dizem "recuso ser avaliado enquanto o modelo burocrático não for substituído!" E aos que o pressionam para responder por escrito se quer ser avaliado na componente científica e pedagógica, responda: "O diploma de simplificação do modelo burocrático não está ainda em vigor. Carece de ser promulgado pelo PR e de ser publicado em DR!"
Fonte: Profavaliação

Amar - Florbela Espanca

sábado, 20 de dezembro de 2008

Sócrates e ME sózinhos na avaliação!!!!!!!!

O primeiro-ministro lamenta ter estado só no processo de avaliação dos professores. “Nestes últimos três anos, todos reconheceram que, sem avaliação dos professores, isso contribuiria para o declínio do sistema de ensino público, mas o Governo foi deixado sozinho e não houve nenhum partido que o acompanhasse”,disse.
Fonte: Expresso
Comentário:
1- Não compreendo o espanto socrático. Não compreendo que só agora tenha chegado a essa conclusão. Eu ajudo:
- o modelo de avaliação não foi feito com os professores mas contra os
professores;
- o modelo de avaliação foi importado de uma realidade que nada tem a
ver com a nossa;
- este modelo não serve o objectivo para o qual foi criado: melhorar
as aprendizagens;
- este modelo divide os professores não os convida à partilha e ao
trabalho colaborativo;
- etc.
2- O senhor (PM) esqueceu-se que os professores sempre foram avaliados ( se era boa ou má é outra questão). Será que o mesmo ficou amnésico e esqueceu as decisões tomadas, em que participou, durante o primeiro governo de Guterres.
3- Pobre solitário, boa viagem...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

74% dos professores mudavam de profissão

O secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) disse ontem, no Porto, que "as sucessivas mudanças, correcções, adaptações e alterações" do modelo de avaliação dos professores são o reconhecimento de que, afinal, "o modelo imposto pelo ME é inaplicável".


"Trata-se do reconhecimento de que os avisos e as críticas denunciadas pela FNE tinham plena razão e fundamento", acrescentou João Dias da Silva.


Sendo "incompreensível" a atitude de incumprimento do ME, que teima em relegar para segundo plano as organizações sindicais, informando primeiramente a Comunicação Social, o presidente da Direcção do SPZN considerou "inaceitáveis todas as pressões que estão a ser exercidas para que, à margem da lei em vigor, as escolas realizem procedimentos que eventualmente só serão utilizáveis depois da publicação da legislação que os suporte".


Por isso, continuou João Dias da Silva, a FNE defende que no presente ano lectivo se substitua este modelo (ainda que simplificado) por um outro procedimento que "garanta genericamente o respeito pelos princípios da isenção, da justiça e da primazia da vertente científico-pedagógica na avaliação dos docentes".


João Dias da Silva falava no final da apresentação de um estudo do Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela FNE e pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho (ISET).


Desse estudo pode concluir-se que um inquérito realizado a 1018 professores, entre 10 de Outubro e 15 de Novembro, revelou que "74% dos docentes mudavam de profissão se tivessem alternativa e 82% admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações".


Estes dados, "preocupantes", revelam que o actual processo de avaliação de desempenho constitui "um corpo estranho" que as escolas rejeitam, porque "não contribui para que o sistema educativo melhore".


Daí o compromisso de que a FNE, na próxima reunião com o ME, não deixará, mais uma vez, de dar expressão à contestação a este modelo de avaliação.


A primeira dessas reuniões, terá de servir também para que se inicie a definição de um calendário negocial a propósito

da revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD).

Porto, 19 de Dezembro de 2008

Departamento de Informação do SPZN


O Simplex é uma brincadeira

É isso que o Paulo Guinote afirma hoje num excelente post sobre o assunto.

O que muda?

1. O número de assistências a aulas passa de 3 para 2.

2. A assistência a aulas só é exigida para quem queira habilitar-se ao MB ou a Excelente.

3. As reuniões entre avaliado e avaliador só são exigidas em caso de não acordo.

4. Ficam fora da avaliação de desempenho os docentes que se vão aposentar até 2011 e os contratado em áreas especiais não integradas em grupos de recrutamento.

5. A avaliação na dimensão científica e pedagógica só é exigida aos avaliados que queiram habilitar-se ao MB e ao Excelente.

6. Os resultados escolares dos alunos deixam de ser ponderados para a avaliação de desempenho.
Fonte: Blogue ProfAvaliação

sábado, 6 de dezembro de 2008

Deputados irresponsáveis

Estes são alguns dos deputados do PSD hipócritas, irresponsáveis e incapazes de representar os professores portugueses:
Pedro Santana Lopes; José Luís Arnaut; Mota Amaral; Duarte Pacheco; José Freire Antunes; José Mendes Bota; Jorge Neto; Virgílio Costa; Jorge Costa; Miguel Frasquilho; Jorge Pereira; Duarte Lima; Carlos Páscoa e mais alguns...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Suspenção da Greve



A Plataforma Sindical dos Professores suspendeu as greves regionais agendadas para a próxima semana, considerando que, pela primeira vez, o Ministério da Educação (ME) aceitou negociar uma eventual suspensão do modelo de avaliação de desempenho.

No final de um breve encontro com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, o porta-voz da Plataforma, Mário Nogueira, anunciou que será realizada no próximo dia 15 uma reunião "onde tudo estará em cima da mesa", nomeadamente a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD).

"Perante a disponibilidade do ME, que, pela primeira vez, aceitou uma negociação onde não estão apenas as questões da avaliação mas outros aspectos do ECD, em nome da Plataforma suspendemos as greves regionais da próxima semana", afirmou o sindicalista.



Fonte: Lusa