quinta-feira, 31 de julho de 2008

Média de Português subiu na 2ª Fase

"No exame de Português, a média subiu de 10,4 para 11,3, ou seja, quatro por cento dos alunos chumbaram, contra os oito do ano anterior.

Primeira fase mais positiva

Na primeira fase a taxa de reprovação no exame de Matemática A baixou para sete por cento, contra os 18 por cento do ano passado, numa prova em que a média de notas foi de 12,5 valores. A taxa de reprovação dos 36.674 alunos que fizeram a prova é menos de metade da verificada no ano passado (18 por cento) e cerca de um quarto da de 2006 (29 por cento).

Na altura o Ministério da Educação disse que os resultados deste ano resultam do "efeito combinado de três factores": "mais tempo de trabalho e estudo por parte dos alunos acompanhado pelos professores no âmbito do Plano de Acção para a Matemática", "provas de exame correctamente elaboradas, sem erros e com mais tempo de realização" e um "maior alinhamento entre o exame, o programa e o trabalho desenvolvido pelos professores". (Público)

Comentário: E agora como o é que o ME explica esta descida?


"Na primeira fase o resultado a português foi mais negro que em 2007 mas, ainda assim, melhor que o da segunda fase, o que costuma ser regra todos os anos. Dos 60.281 alunos que fizeram a prova de Português oito por cento "chumbaram" (um acréscimo face aos cinco por cento verificados em 2007 e 2006). A média de notas tem vindo a decrescer: dos 11,6 valores de 2006 passou-se para 10,8 valores no ano passado e para os 9,7 valores deste ano.

Na área de Ciências, registou-se, na primeira fase, uma melhoria nos resultados da Física e Química A, que ainda assim registou uma taxa de "chumbos" de 22 por cento (a mais alta percentagem de reprovações em todos os exames). Estes resultados representam uma melhoria face a 2007 (31 por cento de reprovações), mas são piores do que os de 2006 (21 por cento de chumbos) Os 31.760 alunos que fizeram esta prova obtiveram uma média de 9,3 valores (contra os 7,2 valores de 2007 e os 7,4 de 2006).

Quanto a Biologia e Geologia, dos 39.890 alunos que fizeram a prova chumbaram oito por cento (uma melhoria face aos 12 por cento de 2007 e aos nove por cento de 2006). A média de Biologia e Geologia passou de 9,1 valores em 2007 para 10,5 valores este ano". (Público )

Comentário:
No exame de Português da segunda fase já se esperava que os resultados melhorassem, pois como ficou claro esta prova estava mais ajustada. A prova da primeira fase trouxe fantasmas do passado e, mais grave, alguns erros detectados na correcção não foram admitidos pelo ME e pelo Gave, o que é grave.
Assim, está em causa um princípio fundamental no ensino: a equidade das provas. A partir daqui cada um tire as conclusões que bem entender...

1 comentário:

Ideias disse...

Fica mais que provado que conforme o governo quer assim se danca...e o futuro dos nossos alunos esta, assim, nas mãos dos nossos maus governantes, aqueles que vivem de estatisticas aparentes.