sábado, 26 de julho de 2008

Lobo Antunes recebeu prémio Camões

António Lobo Antunes recebeu o Prémio Camões, atribuído a escritores de língua portuguesa, numa cerimónia realizada nos Claustros dos Jerónimos, de onde os portugueses prepararam a partida para a conquista do mundo no século XV.

O prémio foi entregue por Cavaco Silva e pelo seu homólogo brasileiro num dia marcado também pelo encerramento da VII Cimeira de Chefes de Estado da CPLP onde a língua portuguesa e o acordo ortográfico foram colocados em destaque. Cavaco Silva elogiou a obra de Lobo Antunes.



Todos os portugueses «estão gratos pelo enorme contributo que (António Lobo Antunes) tem dado à nossa língua», disse o Presidente da República.

Lula da Silva reforçou a importância do prémio para o crescimento da CPLP e lembrou os laços de Lobo Antunes ao Brasil uma vez que o avô do escritor nasceu em Belém do Pará. «Não hesito em afirmar que esta edição do Prémio Camões reforça o objectivo fazer da CPLP um actor de relevo na promoção da convivência pacífica e solidária entre povos e crenças», salientou o Presidente da República Federativa do Brasil.

António Lobo Antunes, depois de um discurso de improviso onde citou muitos escritores lusófonos, garantiu publicamente que independentemente do Acordo Ortográfico vai continuar a escrever da mesma maneira.

«É-me indiferente. Vou continuar a escrever da mesma maneira, com acordo ou sem acordo», garantiu Lobo Antunes.

Hoje é anunciado o escritor que irá receber, em 2009, no Brasil, o Prémio Camões.

Lobo Antunes prefere não apontar preferências para este prémio com receio de estar a esquecer algum nome.

Os países que fazem parte da lusofonia vão continuar a apostar na língua que os unes para reforçar os laços económicos e afectivos.

Fonte: SAPO

Sem comentários: