segunda-feira, 12 de maio de 2008

9º Congresso FNE - Lisboa


A Federação Nacional da Educação (FNE) reconhece ter perdido visibilidade ao integrar a Plataforma Sindical de Professores e avisa que no futuro serão necessários acordos para impedir que alguns sindicatos se sobreponham a outros injustificadamente.
A afirmação foi feita pelo secretário-geral do sindicato, João Dias da Silva, durante o 9º Congresso da FNE, que decorreeu entre 10 e 11 de Maio na Culturgest, em Lisboa.



João Dias da Silva afirmou ter sido sempre preocupação do sindicato encontrar espaços de unidade e convergência na acção, com outras organizações que partilhem os mesmos valores.
Nesse contexto, lembra que participaram em várias acções de luta juntamente com outros sindicatos, nomeadamente quando aderiram à Plataforma Sindical de Professores, constituída para fazer face à proposta de revisão do Estatuto de Carreira Docente que o Governo apresentou e à "atitude antinegocial e de desdém do Ministério da Educação" (ME).

Contudo, Dias da Silva alega que "daqui resultou uma situação em que a FNE enquanto organização autónoma perdeu visibilidade, em nome da convergência encontrada".
O sindicalista afirma que a FNE tentou sucessivamente contornar a "situação de secundarização" em que a FNE caíra, mas sem sucesso.

Assim, independentemente dos resultados práticos obtidos, nomeadamente ao nível do entendimento alcançado com o ME do qual beneficiou a maioria dos docentes, resultou desta situação "alguns prejuízos" para a FNE e os seus sindicatos.
"Assim, eventuais reconstituições pontuais da referida Plataforma, no futuro, terão que exigir acordos prévios que impeçam supremacias injustificadas", defendeu.
João Dias da Silva foi reeleito secretário-geral da FNE durante este congresso, que aprovou ainda o plano de acção sindical até 2012.

Fonte: Lusa

Sem comentários: